Sobre Nós

   

O projeto se propõe, da perspectiva interdisciplinar, mapear as principais árvores, consideradas centenárias, e localizadas em diferentes regiões da cidade, para o desenvolvimento, junto às escolas de Ensino Fundamental, de um trabalho de pesquisa que utilize os procedimentos metodológicos e analíticos da Biologia e da História, bem como de outros conteúdos relacionados à preservação ambiental. É importante ressaltar que a Educação Ambiental está inserida dentro de um dos cinco Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. A proposta considera os aspectos inerentes à  biologia de tais árvores e suas características, bem como os elementos característicos da história do local de sua inserção, mapeadas pelo projeto. Além disso, serão levadas em conta as determinações e potencialidades de educação ambiental da população das diferentes regiões envolvidas. A proposta visa a ampliação do diálogo Universidade e Comunidade, a partir do desenvolvimento de atividades de aprendizagem e de cultura junto às instituições de ensino que serão selecionadas para o desenvolvimento do projeto. A relevância reside, ainda, na possibilidade dos alunos do Ensino Fundamental II conhecerem, com um maior detalhamento, a história da cidade e dos bairros que residem. Outro fator concentra-se nas potencialidades de educação e consciência ambiental. O projeto terá como base técnica e logística o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH), espaço que congrega uma infra-estrutura compatível aos objetivos e procedimentos metodológicos atribuídos à proposta em tela.

 

Objetivo do Projeto

Recuperar a história local por intermédio das estratégias metodológicas inerentes á interdisciplinaridade de conteúdos relacionados à História e Biologia. Visando o envolvimento da comunidade nesse processo, por meio da participação de cidadãos taubateanos mais antigos, que contribuirão de forma ativa na transmissão de fatos históricos e de forma mesmo que leiga, contribuirão para o enriquecimento da Pesquisa na identificação e catalogação das espécies arbóreas centenárias, fazendo com que o conhecimento gerado possa ser passado para as gerações mais novas.

Público Alvo

Pretendemos atingir à todos aqueles que se interessam por preservar a memória da cidade onde vivem, sem ter que abrir mão do progresso, pois o passado construi o presente, e o presente está construindo o futuro. Se  a memória de um bairro, ou até mesmo de toda uma cidade, é preservada, a comunidade passa a valorizar o ambiente em que vive, incluindo os antigos moradores que ajudaram de alguma forma a escrever a história do bairro. Preservar o ambiente em que se vive é também voltar o olhar para questões como a manutenção de áreas verdes, que tem a sua importância sobre a boa qulaidade do ar que respiramos; cuidado com os animais que dividem o mesmo espaço e a preocupação com o descarte consciente do lixo produzido por todos. Sendo assim, o nosso Projeto tenta resgatar essa memória perdida pelas gerações mais novas na figura de um grande símbolo da nossa história, as Árvores Centenárias, as Árvores que silenciosamente "contam" histórias!